Em 2024, o Curso Mulheres e Economia chega aos seus vinte anos de realização. No dia 15 de abril, a equipe do Instituto Pacs esteve imersa durante todo o dia em um encontro de planejamento da vigésima edição do Curso Mulheres e Economia, junto com educadoras e companheiras de luta que são parceiras históricas na construção desta ação. Neste ano, o curso acontecerá na Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro.
O encontro aconteceu na Casa das Mulheres de Pedra, em Pedra de Guaratiba, e iniciou com um resgate da participação das mulheres presentes nas edições anteriores do curso. As partilhas trouxeram os aprendizados a respeito do mundo da economia, do capitalismo e das dívidas públicas, e também as ligações das temáticas e experiências do curso com o feminismo e outros espaços de militância.
A companheira Leila de Souza Netto, do coletivo Mulheres de Pedra, compartilhou seu aprendizado após participar do curso: “Eu não me via dentro do feminismo, para mim isso significava usar blazer e salto alto. Foram anos para sair dessa ideia”.
O segundo momento foi guiado pelo levantamento do que queremos para esta vigésima edição do curso, e foram trazidos alguns aspectos de atualização dos assuntos já trabalhados e a incorporação de novas dinâmicas do mundo do trabalho, da luta pela terra e da financeirização do debate sobre as mudanças climáticas, por exemplo.
Sandra Quintela, presidente do Instituto Pacs, explica a essência da ação: “Esse curso planta sementes de indignação, de auto-organização, do cuidado e do feminismo, que traz um outro olhar sobre o mundo, de afeto e solidariedade entre as mulheres”.
O tema dos fundamentalismos, que está sendo trabalhado pelo Pacs desde o ano passado, também foi discutido para inclusão nos debates do curso, a partir da perspectiva da imposição de um modo único de existir no mundo e do impacto disso na vida das mulheres.
A previsão de realização do curso é no mês de julho de 2024. Acompanhe nossos canais para conferir as divulgações.